Mesmo sem garantia, se você resolver fechar negócio, é porque você acredita estar fazendo um bom negócio. Afinal, você procurou, escolheu o automóvel e entrou em contato com o proprietário. Confira algumas dicas que podem ajudar você a se precaver.
– Esteja ciente: você deve ter em mente que a garantia entre particulares não existe e que imprevistos podem acontecer. Por mais que você confie no proprietário e solicite fotos do automóvel, cópias dos documentos, faça perguntas e tire todas as suas dúvidas, o carro pode vir a dar problema. E como não foi comprado em loja, você não terá a garantia. Por isso, todo o cuidado é pouco.Existem exceções onde, se ficar provado que quem vendeu o carro agiu de má-fé, você pode ter sim os dados reparados. Mas lembre-se: isso é uma exceção, não a regra.
– Verifique a procedência do carro: esclareça o máximo possível de dúvidas e colete a maior quantidade de informações que puder. Afinal, depois da compra feita, não é possível devolver o carro. É importante ter consciência de que se tratando de uma compra entre particulares, você não está fazendo a compra em loja, portanto, você não contará com CDC (Código de Defesa do Consumidor), que é justamente o que permite toda a regularização e segurança na hora de fechar o negócio.A compra feita entre particulares será regida somente pelo Código Civil, e com regras específicas para o caso. A compra de um automóvel envolve inúmeras questões e detalhes a serem observados.Continue lendo e confira mais informações fundamentais para fazer um bom negócio e não se arrepender.